21 de ago. de 2015

A cruzinha como ambiente de transformação

Toda cozinha é sagrada!

Cozinhas re-ligam à terra... A Alimentação Viva expande essa ligação! Aqui sentimos a pulsação do mundo na palma das mãos!

 
Apresentamos a Cruzinha como um espaço para a aprendizagem de si mesmo. Nela, reside um laboratório de experimentos vivos utilizado por praticantes da alimentação viva para a produção artesanal de seus alimentos.
 
Um local reservado para entregar-se em ação e movimento ao desconhecido. As mais fantásticas obras de uma Cruzinha são descobertas pela inocência do descobrimento.
É ter o desconhecido nas mãos e combiná-lo com vontade de investigação! Descobrimos habilidades, cores e sabores.

Acreditamos na experiência como uma verdade criada por nós e para nós. Por meio dela, passamos a conhecer a realidade do QUE É, ao invés do que DEVE SER.
A verdadeira entrega à uma nova experiência, cria a técnica. Esse tipo de aprendizagem faz descobrir quem realmente somos e, portanto, renovar nosso olhar sobre o mundo. Esta é a proposta de uma Cruzinha Viva! 

Conceito de Cruzinha Viva


A Cruzinha é a cozinha que não cozinha nada. O ambiente doméstico perfeito para organizar a produção artesanal de alimentos vivos, sempre dispensado o cozimento e o resfriamento. 
Trata-se de espaço de auto-aprendizagem onde transcendemos hábitos característicos de uma cozinha convencional.  Nela, encontramos um ambiente de transformações que torna perceptíveis os ciclos da natureza dentro de você e da sua casa.

Uma salada de intenções e invenções

 

Na Cruzinha, aprendemos a soltar as mãos e deixar a criatividade nos conduzir na descoberta do espontâneo, do belo, do criativo e do colorido.
Na cozinha onde não se cozinha nada... somos inspirados pelos fluxos da vida!

Aqui vive um lar para saberes sensíveis que germinam, brotam, desidratam, fermentam... A transformação corre solta na palma das mãos.

Promovemos a vida por toda parte e fazemos isso de forma criativa, SEMPRE!
Sim, porque as possibilidades e combinações de vegetais crus e sementes germinadas são ilimitadas! Temos ainda muito o que aprender!!!

Você é um pesquisador, agora. Seu desejo é invenção e ousadia! 
Ao organizar a cruzinha, devemos estar preparados para romper paradigmas muito fortes em nossa sociedade, pois estaremos transformando a nós mesmos! Isso incomoda muita gente, especialmente quem não tem força, nem iniciativa para fazer o mesmo.
O principal rompimento é com a ilusão de que estamos distantes dos ciclos da natureza.


A Cruzinha e os ciclos da natureza


Em uma casa, a Cruzinha simboliza a aproximação com a Terra. Desse modo, ela é capaz de tornar visível diferentes ciclos da natureza em nossas vidas, de modo a devolver-nos um sentimento partilhado pelos ancestrais mais remotos: somos parte de algo maior.

Os alimentos vivos chegam à Cruzinha para serem utilizados do modo como oferecidos na natureza: 
  • sementes germinadas ou brotadas;
  • vegetais crus, desidratados ou fermentados. 

germinação - brotação - fermentação - desidratação

Para que a transformação corra solta na palma das mãos, necessário estar bem organizado para isso. 

Organização dos espaços para ter uma cruzinha viva


Ambiente seco e arejado, com sombra e claridade solar. Lembre-se acontecerá uma vasta diversidade de produção de alimentos vivos...
A Cruzinha deve estar estruturada para dar suporte à mudança. Portanto, é fundamental que haja uma organização mínima para produção de alimentos com vida.
  • suporte para guardar sementes secas (vidros com tampa);
  • suporte para a germinação de sementes (local com sombra e arejado, longe de aparelhos eletrodomésticos);
  • suporte para abastecimento constate do brotário;
  • suporte para fermentação;
  • suporte para desidratação dos alimentos.
Observa-se, assim, a Cruzinha como um ambiente de transformação, onde adquire-se vitalidade com criatividade!
Sim, porque o tradicional fogão e a geladeira perderam o papel de protagonistas para outras diferentes possibilidades de preparo dos alimentos.

Conexão

 
Como ambiente de transformação, a Cruzinha apresenta um estilo de vida em conexão com as forças criadoras da vida.

As atividades de germinação, brotação, fermentação e desidratação se complementam com a compostagem dos resíduos orgânicos. Tudo é reflexo dos ciclos geradores de equilíbrio entrando em nossas vidas para afastar a ilusão humana de isolamento e separação da natureza.

Um ambiente de cuidado, de atenção e experimentação contribui para inteira vivência do momento presente. Assim nos conhecemos e nos transformamos em pessoas integradas, capazes, portanto, de ver a Vida como um Todo.

Re-descobrir quem somos, transforma nossos hábitos de vida.
Organiza-se, assim, a construção de uma forma de viver mais harmoniosa, criativa, saudável, autônoma, responsável e pacífica.

Com carinho,
Aline Chaves
Pesquisadora dos ciclos alimentares e alquimista de vegetais vivos

Para aprofundar-se...

Construa a sua própria cruzinha! 
Busque os materiais, ferramentas e utensílios indispensáveis. Conserve folhas, raízes, hortaliças e frutas sem precisar do uso de geladeiras. Aprenda técnicas para construir seus espaços de produção de vida: berçário de sementes, brotário, desidratador solar...

Participem dos Ciclos de Oficinas da Casa Viva:
Acessem: http://www.panelasdecapim.com.br/a-casa-viva

3 comentários :

  1. Aline, tua cruzinha é maravilhosa!!! Aprendi com você a germinar sementes, e é muito fácil, Tenho feito leite germinado e saladas. Tenho um coco na água faz uns dez dias, quero fazer um delicioso leite. Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Estou apaixonada pelo seu blog! agradeço muito mesmo...

    ResponderExcluir
  3. Nossa, moça ..
    Quanta luz!!
    Que trabalho lindo. Não o conhecia, e achei por coincidência uma matéria em um blog, a sua história. Vim conferir o blog e estou apaixonada.
    Moro em Campos dos Goya cães - RJ, fica de certa forma perto. Gostaria muito de conhecer tudo isso pessoalmente.
    Parabéns! ♡

    ResponderExcluir

Olá!

Escreva aqui o seu comentário sobre a postagem.

Alimentação Viva: um outro estilo de viver

Afinal, o que é Alimentação Viva para você?  Para nós, não se trata de um hábito alimentar, muito menos de uma dieta. A Alimentação...

Jovens postagens

.

Desde maio de 2017, não publico mais no Blog Panelas de Capim! Criei um novo espaço virtual para compartilhar minhas melhores inspirações...

Deixo aqui este blog como espaço de memória e referência. Aqui mora um pequeno resumo dos muitos anos dedicados à pesquisa, onde usei (aliás, ainda uso) o meu próprio corpo como experimento.


O conteúdo deste blog é, portanto, ofertado a todos aqueles que desejam aprimorar-se nas práticas da Alimentação Viva e inspirar-se no estilo de vida ecológico.

Peço gentilmente que não utilizem as nossas publicações para fins comerciais. Só porque não vale à pena promover-se financeiramente às custas do esforço e criatividade alheios.

A Vida vem da Vida!

Com carinho,

Aline Chaves
A moça que planta nas panelas

Licença Creative Commons
Panelas de Capim de Aline Almeida Chaves está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://panelasdecapim.blogspot.com.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que tem dentro das Panelas de Capim?