31 de jan. de 2015

Aprendendo com o amido da mandioca...

É bem verdade que minhas raízes indígenas ancestrais... 
AMAM CONVERSAR com os seres da terra! 

Deve ser por isso, que sempre faço perguntas para a mandioca e ela responde de forma doce e gentil. Um tipo de comunicação não verbal, entende? 

Que tal o amido que sobra no final do processo de produção da farinha de mandioca desidratada? Se ainda não fez farinha viva, clique aqui e aprende logo de uma vez...

Tá bom! Colhemos amido todas as vezes que fazemos farinha, aqui em casa.

O processo é bem simples. Basta bater 1kg de mandioca descascada e cortada em quadradinhos no liquidificador. Atenção: não é para bater tudo de uma vez, ta? Coloque aos poucos e vá batendo com água até virar uma papa homogênea.

Coe toda a papa em um coador feito com tecido de voal. Coloque um pote de vidro embaixo do coador para coletar a água da mandioca. O sólido que fica no coador é a farinha que nós abrimos em um tabuleiro e secamos ao sol. A água que escorre no fundo do pote é a pequena fábrica de fazer amido...


Tá bom! Começamos pela água da mandioca, a parte líquida que sobra no processo de fazer farinha... Deixe-a descansar por uns 20 a 30 minutos.

Veja que o amido está úmido... Nossa função, agora, é secá-lo.

 Aproveite para enterrar os dedos nele e deslizá-los pelo fundo da vasilha (é uma maravilhosa sensação).

Retire o amido, ainda úmido, da vasilha e coloque em um prato de vidro aberto. 
Agora, leve-o ao sol (ou forno entreaberto do fogão). Deixe secar.

Quando estiver quase seco. Macere bem e seque mais um pouco.


 Repita a maceração e a secagem até perceber que o amido está definitivamente seco. 
Assopre. Se ele voar, é porque já está pronto e pode ser armazenado por uns 3 a 4 meses.

Você armazena em um pote de vidro, limpo, seco e com tampa:

Usos do amido na vida doméstica

Receita caseira de talco infantil para Assaduras

O amido da mandioca é ótimo para curar assaduras. Maravilhoso para trazer refrescância, como se fosse um talquinho de neném. O cheirinho? Ah! Adicione algumas gotas de óleo essencial de lavanda que resolve. rs

Receita para tirar manchas de azeite das roupas

O amido também é ótimo para tirar manchas de azeite em tecidos. Sabe aquela mancha eterna com cara de óleo? Pois é, o amido retira numa boa. Basta coloca-lo sobre a roupa seca. Deixar um tempo, depois lavar bem com água e sabão.



Máscara facial calmante e hidratante:

2 colheres de sopa amido de mandioca, o sumo de ¼ de pepino ralado e coado e 1 colher de sopa de soro fisiológico. Misture os ingredientes e aplique a pasta levemente no rosto com algodão. Deixar repousar por 20 minutos, depois lavar com água gelada. Faça, pelo menos, 2x por semana. Experimente antes de dormir.

Tratamento capilar para alongamentos dos fios:


Bata 6 amêndoas (ou ½ côco seco) com 100 ml de água no liquidificador. Coe em um tecido de voal. Adicione 2 colheres de sopa de amido de mandioca e o sumo de 1 limão pequeno. Misture em uma panela de ágata e aqueça mexendo sem parar até o creme ficar morno com uma textura mais firme. Aplique nos cabelos úmidos com um pincel e deixe endurecer. Ao final, lave bem os cabelos e surpreenda-se.



Receita de desodorante em creme:

Misturar bicarbonato de sódio com amido de mandioca e 10 gotas de óleo essencial de laranja. Acrescentar óleo de côco para dar textura cremosa.


Como fazer cola vegetal com amido de mandioca?

Outra função do amido no mundo doméstico é fazer cola branca de mandioca para papel e etc.

Esta é uma receita antiga, ensinada pelo meu pai, Adir Chaves, que quando era criança gostava de colar a rabiola da pipa...

Para fazer a cola vegetal, basta aquecer o amido com o dobro da proporção de água em uma panela. Vá mexendo até que se dissolva e vire uma papa branca grudenta. Nem pense em usar na culinária, tá? rs 

E por falar em culinária, olha ela aqui...

Pois bem, como utilizar esse amido na Alimentação Viva? 

Lá se vão 8 anos de pesquisa! Muitos resultados horríveis... rsrs

O amido fica muito bem, quando acrescentado às massas de cereais germinados.Se quiser experimentar, vai ter que vir algum dia nos conhecer!

Acesse a nossa Agenda de Atividades: 



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá!

Escreva aqui o seu comentário sobre a postagem.

Alimentação Viva: um outro estilo de viver

Afinal, o que é Alimentação Viva para você?  Para nós, não se trata de um hábito alimentar, muito menos de uma dieta. A Alimentação...

Jovens postagens

.

Desde maio de 2017, não publico mais no Blog Panelas de Capim! Criei um novo espaço virtual para compartilhar minhas melhores inspirações...

Deixo aqui este blog como espaço de memória e referência. Aqui mora um pequeno resumo dos muitos anos dedicados à pesquisa, onde usei (aliás, ainda uso) o meu próprio corpo como experimento.


O conteúdo deste blog é, portanto, ofertado a todos aqueles que desejam aprimorar-se nas práticas da Alimentação Viva e inspirar-se no estilo de vida ecológico.

Peço gentilmente que não utilizem as nossas publicações para fins comerciais. Só porque não vale à pena promover-se financeiramente às custas do esforço e criatividade alheios.

A Vida vem da Vida!

Com carinho,

Aline Chaves
A moça que planta nas panelas

Licença Creative Commons
Panelas de Capim de Aline Almeida Chaves está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://panelasdecapim.blogspot.com.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que tem dentro das Panelas de Capim?