21 de nov. de 2014

Bem-vindos aos brotos de Níger!!!!!!

Com alegre satisfação,
 apresentamos: 
Níger, aquele que veio da Nigéria! 


Níger é um tipo de semente bem rústica, porque foi pouco modificada geneticamente. Aliás, quase ninguém ouve falar dela. Por outro lado, economicamente acessível e de fácil produção e consumo na forma de BROTOS. 

O paladar é agradável... Lembra muito um cheiro de flor silvestre! Muito interessante em saladas, sucos e o que mais sua imaginação te disser... 

Agora, você ficou interessado, né? 
Pois bem, é possível que tenham algumas sementes de Níger esperando por você! 

Onde???? 

Nas melhores lojas de alimentos para pássaros que ficam próximas à sua casa. 

Ahhhh!!! Os pássaros... Sempre eles! rs 

Pássaros são exímios comedores de sementes que sabem o que é bom, de verdade. Não se seduzem por propagandas de televisão! Talvez por isso, grande parte das sementes que consumimos, na forma de germinados e brotos, derivam da observação de seus hábitos! 

Uma semente muito especial...



Preste bem atenção: não comemos Níger na forma de sementes germinadas... Apenas os germinamos para completar seu crescimento e produzir brotos!!!! Sim, são estes que nos interessam: brotos (pequenas plantas com duas folhinhas).
Brotos de Níger plantados na terra passeando pela Cruzinha

Brotos de Níger no ar
Os brotos de Níger são muito especiais por serem altamente versáteis. Diferentes de muitas outras espécies de sementes, estes aqui podem ser produzidos de duas formas diferentes... 

Escolhe aí a sua forma preferida e mãos à obra!

Brotos de Níger no ar 

Passo 1: Coloque 3 a 4 colheres de sopa de sementes dentro de um vidro grande com filó e elástico (a quantidade de sementes é pequena, pois os brotos crescem muito e podem ficar imprensados sem ar dentro do vidro). Tempo: mais ou menos 8 horas de molho na água


Passo 2: continuar o processo de germinação das sementes dentro do vidro com o filó e o elástico, respirando no ar. Lavar diariamente, pela manhã e à noite. Tempo: demora uma média de 5 a 7 dias respirando no ar
3º dia de germinação no ar

 Este processo demora quase uma semana... Diariamente, lave as sementes dentro do vidro com filó e elástico, pela manhã e à noite... Até que elas se tornem brotos no ar!


6º dia de germinação = brotação no ar

Agora, é só retirar do vidro. Gostou?
Lavem bem suas sementes... até que elas se tornem lindos brotos cheios de vitalidade, exuberantes, verdinhos, sem precisar de terra.

Atenção: lembre-se que brotos tem que ser saudáveis. 
Portanto, lave muito bem seus brotos de ar. Diariamente, duas vezes ao dia!


Brotos de Níger na terra 

Em uma bandeja furada, coloque 2 a 4 dedos de terra de qualidade...

De preferência, a terra do quintal mais próximo! Aquela fresca e cheirosa que fica embaixo de uma árvore frondosa e abundante.

Não vale terra de loja de plantas, pois estão cheias de aditivos químicos. Se não tem acesso à terra pura, procure húmus de minhoca que é mais limpinho. 

Coloque por cima da terra as sementes de Níger hidratadas (molho na água durante 8 horas) ou já germinadas. Você escolhe:


Regue diariamente seus brotos. Eles gostam de pouca água e luz indireta. Lembre-se, em 1 semana costumam estar prontos para comer. Os brotos são mais saudáveis quando consumidos com apenas duas folhas.


Vamos ver como eles se organizam no ecossistema da sua casa? Tem que fazer para descobrir... 



Espero que esta singela apresentação do Níger tenha contribuído para ampliar a sua pesquisa e deixar o seu brotário muito mais biodiverso e divertido... 

O nosso brotário é fofo e não precisa de muito espaço!



Sucesso na investigação!!!

Com carinho,

Aline Chaves e as Panelas de Capim

Um comentário :

  1. Aline, que Bom! Mais uma Opção de Broto! Gente, é tanta coisa no mundo natural, que nem damos conta..rsrrss. Eu andei querendo experimentar e conhecer tanta coisa ao mesmo tempo e não dei conta de tudo, rsrssss. Devagar.... e Sempre...Parar...JAMAIS !!!!

    ResponderExcluir

Olá!

Escreva aqui o seu comentário sobre a postagem.

Alimentação Viva: um outro estilo de viver

Afinal, o que é Alimentação Viva para você?  Para nós, não se trata de um hábito alimentar, muito menos de uma dieta. A Alimentação...

Jovens postagens

.

Desde maio de 2017, não publico mais no Blog Panelas de Capim! Criei um novo espaço virtual para compartilhar minhas melhores inspirações...

Deixo aqui este blog como espaço de memória e referência. Aqui mora um pequeno resumo dos muitos anos dedicados à pesquisa, onde usei (aliás, ainda uso) o meu próprio corpo como experimento.


O conteúdo deste blog é, portanto, ofertado a todos aqueles que desejam aprimorar-se nas práticas da Alimentação Viva e inspirar-se no estilo de vida ecológico.

Peço gentilmente que não utilizem as nossas publicações para fins comerciais. Só porque não vale à pena promover-se financeiramente às custas do esforço e criatividade alheios.

A Vida vem da Vida!

Com carinho,

Aline Chaves
A moça que planta nas panelas

Licença Creative Commons
Panelas de Capim de Aline Almeida Chaves está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://panelasdecapim.blogspot.com.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que tem dentro das Panelas de Capim?