3 de out. de 2014

O Creme Rosê

Sabe aquele dia especial em que você acorda abrindo todas as janelas de casa cantarolando a sua música preferida?

Neste dia, você vai lembrar desta receita. Sabe por quê?

"O CREME ROSÊ" é a própria festa!!! 

Quando sentimos extrema vitalidade transbordando em nosso Ser, germinamos com mais amor, com mais alegria... Fazemos tudo com mais intensidade, mais cor, mais sabor...

Isso toca música no coração de quem vai comer a nossa comida!

Por ser muito saboroso, "O CREME ROSÊ" é a degustação perfeita quando vem aquela visitinha a quem você decidiu apresentar sua culinária viva, com louvor... 

Rápido e fácil de fazer. Um creme à base de amendoins germinados e tomates secos!

Não tem desculpa para não fazer!!!!! Anota aí...

Na de-coração: flor de malvavisco

Ingredientes


1 tomate fresco médio
1 inhame pequeno
1 copo cheio de tomates secos hidratados na água
ervas frescas do seu gosto
sal
azeite

Modo de Fazer

Comece colocando os tomates secos de molho na água, por pelo menos, 20 a 30 minutos.


Descasque os amendoins germinados (aprenda ao final desta postagem). Corte o tomate em pedacinhos. Descasque e pique o inhame. 

Agora, bata o inhame, o tomate e os amendoins descascados no liquidificador com os tomates  secos hidratados e picados em pedaços pequenos. Não use água!

Utilize um pepino ou cenoura como se fosse um socador. O objetivo é auxiliar o liquidificador com um movimento que auxilie a hélice girar... Vá socando os ingredientes dentro do liquidificador ligado até que a mistura se transforme em um creme bem homogêneo.

Com os creme às mãos, tempere-o com os demais ingredientes. As ervas que usei aqui foram as de hortelã pimenta. Mas, fiquem à vontade para escolher suas preferidas!!! Coloque sal, azeite e misture bem.

Dê o formato que você preferir em um prato bem bonito!!!


Se preferir, pode decorar seu CREME ROSÊ com rodelas de beterraba raladas bem finas. Só tem um detalhe para não escorrer o excesso de tinta...

É importante deixar as beterrabas de molho na água por 5 a 10 minutos. Assim, ela não interferirá na cor do creme. Escorra bem as beterrabas em uma peneira. Pode temperá-las com azeite, sal e limão, se quiser.

Decore o seu prato... Dê-coração para ele!!!

Está pronta a sua ricota rosê...




O legal das rodelas de beterraba... é que elas se transformam em um canapé bem delícia!



Bom Apetite!

Com carinho, 

Aline Chaves 
Pesquisadora dos Ciclos Alimentares e Alquimista de Vegetais Vivos

Perguntas freqüentes:

1. Por que descascamos algumas sementes germinadas antes de comer?


A casca possui a função de proteger as sementes até que elas germinem. 

Após a germinação das sementes, as cascas perdem a função protetiva e tornam-se um acúmulo de celulose desnecessário ao nosso organismo, que poderá muito bem gastar energia fazendo outras coisas ao invés de digerir esse monte de entulho, não é mesmo?

Joga na compostagem para auxiliar as plantas a crescer!

2. Como descascar amendoim germinado de um jeito mais rápido?


Amendoim

Coloque as sementes em um coador de voal. Estique o coador com as sementes sobre a bancada da pia. Esfregue com um vidro sobre as sementes que estão dentro do coador. O objetivo é quebrar as sementes, não o vidro. 

Encha uma bacia com água. Esfregue bem com as suas duas mãos. Até as cascas começarem a soltar, pouco a pouco. Observe que as cascas soltam com facilidade. 

Para separar as cascas e as sementes, a bacia deve estar cheia de água. Coloque uma peneira em cima de outra bacia para evitar desperdício de água. Agora, aos poucos vá despejando água da bacia com sementes na peneira da bacia vazia. As cascas vão e as sementes ficam. Jogue a água de volta na bacia com sementes e repita o processo até as sementes ficarem limpas. Não é necessário descascar 100% dos amendoins... É só para retirar o excesso de pele!!!!

Quando estiver no ponto, o seu coração vai te dizer, ok?

2 comentários :

  1. Só gratidão por vc divulgar com tanto amor essa alimentação tão bela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mel!!!

      Fico feliz que tenha gostado!!!

      Felicidades e Paz para você...

      beijinhos

      Excluir

Olá!

Escreva aqui o seu comentário sobre a postagem.

Alimentação Viva: um outro estilo de viver

Afinal, o que é Alimentação Viva para você?  Para nós, não se trata de um hábito alimentar, muito menos de uma dieta. A Alimentação...

Jovens postagens

.

Desde maio de 2017, não publico mais no Blog Panelas de Capim! Criei um novo espaço virtual para compartilhar minhas melhores inspirações...

Deixo aqui este blog como espaço de memória e referência. Aqui mora um pequeno resumo dos muitos anos dedicados à pesquisa, onde usei (aliás, ainda uso) o meu próprio corpo como experimento.


O conteúdo deste blog é, portanto, ofertado a todos aqueles que desejam aprimorar-se nas práticas da Alimentação Viva e inspirar-se no estilo de vida ecológico.

Peço gentilmente que não utilizem as nossas publicações para fins comerciais. Só porque não vale à pena promover-se financeiramente às custas do esforço e criatividade alheios.

A Vida vem da Vida!

Com carinho,

Aline Chaves
A moça que planta nas panelas

Licença Creative Commons
Panelas de Capim de Aline Almeida Chaves está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://panelasdecapim.blogspot.com.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que tem dentro das Panelas de Capim?