16 de mai. de 2014

Consomê de abóbora com brotos de girassol


 Ôpa!!! Bateu um friozinho aí também?

Que tal um consomê de abóbora com sementes de amendoim germinadas e brotos?

 Vai formar um caldinho de vegetais crus... Super temperadinho e saboroso. 

Topa?



Então, tome tento no planejamento da sua germinação de amendoim e da sua produção de brotos de girassol... 


Utilize os links abaixo para se orientar e mãos à massa.

Ingredientes


1 xícara de amendoim germinado no ar (aprenda a germinar, clique aqui)
1/4 de abóbora média
1/2 batata doce média
1 bandeja de brotos de girassol na terra (aprenda a fazer brotos, clique aqui)
1/2 cebola rôxa
1 raiz de cúrcuma (pode ser em pó)
1 bandinha de pimenta dedo de moça fresquinha
1 tomate
1 limão
sal
azeite extra-virgem

Modo de Fazer


Corte as cebolas em arquinhos, deixe-as de molho em 1 copo e meio de água, por 10 minutos. 

Escorra as cebolas e reserve a água para fazer o caldo de amendoim.

Agora, corte os tomates em quadradinhos, e limpe os brotos de girassol. Junte-os em uma bacia de vidro com as cebolas escorridas. Acrescente sal, azeite e limão. Deixe marinar até o final da receita. Se quiser que fiquem mais amolecidas... dê um belo apertão nos girassol com ambas as mãos.



Para fazer o caldo de amendoim germinado, não será necessário descascá-lo. No liquidificador, bata as sementes germinadas com a água em que as cebolas ficaram de molho. Depois, coe em um coador feito com voal (aquele de fazer cortinas). Separe o líquido para continuar a receita.

Ao final, bata o caldo do amendoim germinado no liquidificador com a abóbora, a batata doce, a pimentinha  dedo de moça e a cúrcuma (pode ser com casca e tudo, basta lavar com esfregão que tá tudo certo).

Vai ficar um líquido cremoso e colorido... É o consomê!


Você pode amornar em uma panela de barro (ou ferro, ágata, inóx, vidro...). Mexe muito em fogo baixo, se preferir pode usar a mão dentro da panela para mexer, pois a mão é o termômetro do fogo da vida. É se que o alimento é vivo, o uso do fogo tem se que ser só para AMORnar sabe?

É muito mais AMOR do que calor... Quando é que fica pronto? Amorne até que a sua mão suporte o calor... Ficou morninho? É porque tá pronto...

O molhinho com  o girassol você joga por cima.


Vamos comer?



Atenção!! 

Aproveite essa massaroca que sobra no coador quando faz o leite de amendoim. Esta sobra vira farinha de amendoim, a qual você pode incorporar e criar outras receitas...

com carinho,

Aline Chaves e as Panelas de Capim

4 comentários :

  1. OLÁ, BOM DIA!

    GOSTO DEMAIS DO SEU BLOG, TODOS OS DIAS VENHO VER SE TEM NOVIDADES. E FICO SUPER FELIZ EM ENCONTRAR RECEITAS FÁCEIS DE SE PREPARAR, SIMPLES E GOSTOSA, SÓ EM VER DÁ AGUA NA BOCA. CONTINUE SEMPRE ASSIM, COMPARTILHANDO SEUS CONHECIMENTOS CRUDIVOROS COM PESSOAS COMO EU QUE SOMOS INICIANTES AINDA. QUANTO AO AMENDOIM DESSA RECEITA, QUAL É O TIPO? DIZEM QUE O AMENDOIM VERMELHO NÃO É IDEAL PARA CONSUMIR CRU, APENAS O AMENDOIM ROSA. SE BEM QUE NA MINHA CIDADE SÓ ENCONTRO O VERMELHO. E PARA TI QUAL É O MELHOR PARA CONSUMIR.

    ABRAÇO

    ATT.: ADEILDE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adeilde!

      Tudo bom?

      Usamos o amendoim vermelho e o rosa! Amamos amendoins... e sempre comemos eles germinados! (germinados, portanto, não estão mais crus) rs

      beijos e boa sorte!

      Excluir
  2. Aline preciosa!
    Como deixei passar essa receitinha sem ter visto?

    Aqui esfriou e muitooo e tenho sofrido para comer :( tudo tão gelado, quando vou comer já esfriou totalmente, eu nem sabia que dava para aquecer desse jeito, se não é vc me falar ia passar o inverno todo meio deprê na hora de comer. Quanta belezura nessa misturinha, tenho brotos de girassóis e achei o máximo essa ideia de deixar no limão, com certeza vai camuflar um pouco aquele sabor fortinho (não tenho nada contra as sementes e brotos de girassol, mas acho tão forte :( ).

    Obrigadão bem grandão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!

      Não, não podemos ficar tristes no inverno... Coração quentinho com os AMORnados, SEMPRE!

      Cházinho morno de ervas (não precisa fervê-las), também está valendo!

      beijos

      Excluir

Olá!

Escreva aqui o seu comentário sobre a postagem.

Alimentação Viva: um outro estilo de viver

Afinal, o que é Alimentação Viva para você?  Para nós, não se trata de um hábito alimentar, muito menos de uma dieta. A Alimentação...

Jovens postagens

.

Desde maio de 2017, não publico mais no Blog Panelas de Capim! Criei um novo espaço virtual para compartilhar minhas melhores inspirações...

Deixo aqui este blog como espaço de memória e referência. Aqui mora um pequeno resumo dos muitos anos dedicados à pesquisa, onde usei (aliás, ainda uso) o meu próprio corpo como experimento.


O conteúdo deste blog é, portanto, ofertado a todos aqueles que desejam aprimorar-se nas práticas da Alimentação Viva e inspirar-se no estilo de vida ecológico.

Peço gentilmente que não utilizem as nossas publicações para fins comerciais. Só porque não vale à pena promover-se financeiramente às custas do esforço e criatividade alheios.

A Vida vem da Vida!

Com carinho,

Aline Chaves
A moça que planta nas panelas

Licença Creative Commons
Panelas de Capim de Aline Almeida Chaves está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://panelasdecapim.blogspot.com.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que tem dentro das Panelas de Capim?