7 de dez de 2013

Higiene e Cuidado: valorizando a vitalidade presente na natureza

Valorizemos os frutos da terra que nos gerou.... Assim, preservamos nossa saúde e mantemos nossa higiene em dia.

Se você ainda come comida de plástico e bebe bebida sintética... Encharca o corpo com aromas artificiais (sabonete, xampu, pasta de dente, perfume) para disfarçar odores corporais e se enche de maquiagem para esconder a falta de saúde, ainda não pratica o auto-cuidado.

Imagine que seu corpo é uma inteireza só. O que você não coloca na boca, não deve colocar na cabeça, por exemplo. A pele é o maior órgão que nós temos: elimina, absorve, respira! 

Deitada no jardim, esperando a argila secar...
Mais de 100.000.000 (cem trilhões) de microorganismos vivos habitam em nós.  Está na hora de viver em paz com todos os seres... inclusive, com nosso próprio ecossistema corpo! O nome dessa ciência é ECOBIÓTICA... Sua interpretação permite compor higiene corporal, com o olhar de preservação da microfauna e flora benéficas à manutenção da nossa saúde.

Esse cuidado começa por dentro! Beber suco de clorofila e rejuvelac todos os dias pela manhã; além de comer alimentos fermentados regularmente são uma ótima pedida para organização das florestas intestinais. E, naturalmente, essa organização se reflete para o sistema como um todo.


Cuidar de si é aceitar a disciplina de assumir responsabilidades por você mesmo. Passar a utilizar os recursos naturais que têm às mãos para valorizar a vida que mora dentro de você, sem precisar dispender gastos homéricos com isso.

Imagine ter a capacidade de reservar ALGUM TEMPO DA SUA VIDA para cuidar de você! Que chique!

Auto-cuidado é a gestão de si mesmo pelo auto-conhecimento. 


As mulheres sábias aprenderam a usar as argilas, de diversas formas... 

As argilas para uso externo são encontradas em casas de produtos naturais!

Dizem que a melhor argila é a que está mais perto de nós. Eu costumo colher as minhas próprias argilas em uma profundidade de 1 metro embaixo da terra. Barrancos ou solos de florestas em locais virgens (protegidos de poluição e longe de residências, para evitar presença de efluentes e resíduos domésticos e/ou industriais no solo e nas águas... São diversos detalhes de escolha, coleta, secagem, estocagem e usos). Aliás, poderemos falar das argilas em uma postagem específica só dela, tá certo?

O fato é que, além da argila, há uma série de possibilidades...

Vamos às dicas?


Este é apenas um breve resumo de opções que podem ser utilizadas. Os ingredientes são sugestões alternativas! São muitas opções, porque a informação não é nivelada para todos.

Iniciem sua própria pesquisa através da experiência pessoal e descubram o que é melhor para seu ecossistema corporal.

Se tiverem experiências, por gentileza, compartilhem...

Bucha vegetal:

Lavar-se diariamente (rosto e corpo) com bucha vegetal retira células mortas e ativa a circulação do sangue. Promove a limpeza e revitaliza os tecidos da pele, estimulando a hidratação natural. Deixa qualquer sabonete no chinelo!



A boa e velha bucha vegetal. Proveniente de uma trepadeira da família das curbitáceas, este fruto, maduro e seco, oferece uma possibilidade incrível de limpeza e organização das energias.

Bucha vegetal ainda verde - RPPN Reserva Bom Retiro, RJ.

Quando retira células mortas, este esfoliante natural reabre os poros à respiração. A auto-massagem em movimentos circulares estimula o conhecimento do corpo no exercício singelo do cuidado de si. 

Aliás, vamos enriquecer o estímulo à renovação celular: A TURMA DA AUTO-MASSAGEM

bucha vegetal, toalha de algodão e esfregão. 




Ao acordar é legal fazer movimentos circulares com o esfregão de cerdas naturais. Seja delicado consigo mesmo: acorde o corpo todo. 

Durante ou após o banho está valendo uma esfregada desde cima até em baixo com uma toalhinha molhada.

Para completar a TURMA...

Pente de macaco


Meu querido pente de macaco, que faz o maior sucesso na bancada da feira onde eu trabalhava no Rio de Janeiro, rs! Todo mundo perguntava: quem é esse?


Uma casca de semente arbórea, espécie nativa da mata atlântica... toda espetadinha. Supertecnologia da floresta... Joga esta vagem dos galhos lá de cima para espalhar sementes na primavera. E quem anda pelas trilhas, encontra, pega e leva para casa para fazer práticas naturais de auto-cuidado, rs.

Parte de dentro do pente de macaco, onde ficavam armazenadas as sementes!

Dá para lixar os pés e fazer auto-massagem. Eu gosto de pentear meu rosto, braços, pernas, barriga! Adoro este tal de pente de macaco!

Em breve, novas dicas das Panelas de Capim para o autocuidado pessoal!

Com carinho e respeito pela opinião e a experiência vivida por cada um,

Aline Chaves
Pesquisadora dos ciclos alimentares e alquimista de vegetais vivos

Para conhecer nossas receitas de produtos ecológicos para limpeza da casa, clique AQUI!!!

25 comentários :

  1. A argila, também em pó também é um excelente xampu seco. para as pessoas que tem os cabelos oleosos e quer retirar rapidamente o excesso de oleosidade e aparência de sujo e minguado para sair. Basta passar um pouco no couro espalhar suavemente e passar os dedos sacudindo o pó até sair o pente retira o restante de resíduo que ficar.Além de salvar o visual numa emergência, retira os odores de gordura e cigarro que o cabelo absorve nos lugares onde passamos no dia a dia.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Cadê Raquel?

      Também não vi.

      Tá certo que eu não tenho a mesma velocidade cibernética... Demoro um pouquinho para responder... mas, cadê seu comentário?

      Escreve aí de novo, vai?

      Excluir
  3. Nossa Aline, ontem passei o dia pensando nisso, pensando em inventar produtinhos naturais para o corpo, passei com 'coceira' nas ideias, até demorei para dormir, e olha só o que encontro hoje: seu post! To muito contente, e te digo: era o que faltava, dicas assim tão preciosas me inspira a inventar tudo do meu jeito.
    Mesmo me alimentando com a comida viva, faltava tomar essas providências hehehe, parece que não estava completa ainda, mas agora sei que caminho seguir. Obrigadão mesmo, isso que vc faz ajuda muita gente.
    Ah eu tambm conheço o pente de macaco, quando era criança brincávamos muito com ele, tambm usávamos as esponjas vegetais, que saudade daquele tempo, tudo era diferente, minha mãe fazia suco em baldes de tanta criança que tinha por lá nas férias, vontade de andar pelo mato, procurar por argila, ficar grudadinha com a natureza, respirar aquele ar especial...
    Amei cada dica, costumava usar babosa nos cabelos ( aprendi com meu pai) fica bem macio, e na pele tambm, depois que lavava os cabelos enxaguava com chá de alecrim ou com vinagre de maçã diluído fica um brilho só.

    Volto pra contar e compartilhar minhas experiências.
    Tenha um excelente ano, cheio de descobertas e nos ensine tudinho einh.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que fofa!!!!!

      Agradicida Luciara... Por partilhar da sua fofura!!!!

      beijos

      p.s. estamos conectadas, heim! rsrsrs

      Excluir
  4. Aline, gratidão pelo seu blog! É de utilidade pública! Há algum tempo que procuro por um blog assim com informações tão valiosas! Eu já usei argila, pasta de pepino e estou abolindo o xampu, com a técnica do nopoo! Tem muito mais que ainda está por vir e seu blog vai me ajudar, principalmente no crudivorismo, pois sou vegana e pretendo adentrar neste universo. Tenho um blog também, mas falo mais sobre reflexões que nos impulsionam a mudar o mundo, dando dicas de permacultura, veganismo, consciência e feminismo. Talvez, goste da temática! Ele é o "Pensando ao contrário". (http://pensandoaocontrario.blogspot.com.br/). Gratidão e luz! Camila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!

      Gratidão... Parabéns pelo blog e pela arte corajosa de pensar ao contrário do que todos dizem... No fundo, sabemos com o coração.

      Vou lá te visitar, com certeza!!! Sempre temos o que aprender uns com os outros.

      beijos

      Excluir
  5. Oi Aline! Estou começando minhas mudanças na vida agora, mudando a alimentação etc.. E o seu blog foi um presente, estou apaixonada e super inspirada!! Você disse que trabalha em uma banca numa feira do Rio, onde é? Gostaria de conhecer!
    Uma ótima noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol!

      Que bom que você se identificou e que estas informações estão servindo como empurrão para o processo de mudança. Agradecida por tudo!

      Com as viradas da vida, este mês de janeiro/2014 foi meu último mês na Feira... Estou colocando energia em outras atividades no momento.

      Feira Orgânica do Flamengo, Praça José de Alencar. Todas as terças-feiras. Passa lá e procura a Zezé Natureza... rsrs Ela é a pessoa mais engraçada do mundo!

      beijos

      Excluir
  6. Oi Aline, amei seu blog muito bom mesmo !!
    Vou estar sempre aqui te visitando , suas receitas parecem ser ótimas !!
    Muito obrigada, bjinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Marlene!

      Seja bem-vinda às Panelas de Capim.

      com todo carinho,

      Excluir
  7. Alineeeeee que maravilha!!!! Estou procurando um xampu natural e prático faz muito tempo!!!! Muitoooooo obrigada!!! Que felicidade!!! Dicas (conhecimentos) preciosas demais!!! Você é muito especial!

    Mas deixa eu perguntar, desculpe, não entendi muito bem, para usar o xampu eu devo colocar a argila na água, sacudir, esperar a argila se depositar no fundo da garrafa e usar somente a água, é isso mesmo? E depois posso utilizá-la novamente, colocando mais água né?

    Ah, de desodorante estou usando: 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio + 2 colheres de sopa de maisena (pq se eu coloco apenas o bicarbonato ele machuca a minha axila, assim dá uma "diluída" nele) + óleo de coco (nem muito e nem pouco, é para ficar uma pasta, tipo desodorante em creme) + gotas de óleo essencial de laranja doce (que é cheiroso e baratinho). Acho que ele não é o mais natural e saudável, mas acho ele prático e menos agressivo q um industrial!

    E como "creme Leave-in" (para passar e deixar nos cabelos, já que tenho cabelos cacheados) uso a linhaça, coloco 1 copo de água + 2 colheres de sopa de linhaça numa panela e vai no fogo, deixar "cozinhar" por uns 5 min e depois coar, a água/gel coado é o creme, que dá um brilho lindo no cabelo! link no youtube de como fazer: (https://www.youtube.com/watch?v=AskBVyswNNs)


    Muito, muito obrigada mesmo! Liliane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liliane!!!

      Que bom que ficou feliz!!! O mais legal é ver que nos presenteou com suas experiências!!! Isso é tão nobre!!! Tão gentil!!! rs

      Amei sua experiência de desodorante!!!

      O xampu é tão fácil que dá até dúvida! rs Mas, é isso mesmo! "colocar a argila na água, sacudir, esperar a argila se depositar no fundo da garrada e usar somente a água no couro cabeludo." Pronto! Tá tudo certo!

      Gratidão!!!

      beijos

      Excluir
  8. Obrigada Aline! Estou muito feliz de ter encontrado o seu blog! É maravilhoso! Tudo de bom pra você! Beijus! Liliane.

    ResponderExcluir
  9. COMO SE FAZ SUMO DE LIMAO COADO?
    BJS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, C Castro!

      Esprema o suco de 1 limão, retire o sumo e coe em uma peneira...

      beijinhos

      Excluir
  10. Oi Aline conheci seu blog semana passada e estou encantada. Tenho livros sobre ervas e atualmente fiz um cantinho das ervas, onde sempre preparo um banho de ervas/cheiro pra mim... e tem sido uma experiência maravilhosa. Plantei alfazema, manjericão e meu alecrim está lindo. Agora estou anotando suas dicas dessa postagem para experimentar. Gratidão por dividir seu universo natural conosco. Obrigada. Com carinho Regiane.

    ResponderExcluir
  11. Ei Aline!
    Obrigada pelas dicas valiosissimas!!!!
    Fiquei com algumas duvidas sobre o condicionador de banana d´agua. Essa banana é a que chamamos de caturra tb?
    E eu tenho os cabelos loiros, será que ele pode escurecer a cor dos fios?
    Um abraço fraterno!
    Bianca

    ResponderExcluir
  12. Aline,

    Aproveitando esse post, conhece alguma dica para reverter cabelos brancos?
    Obrigada,
    Rosana

    ResponderExcluir
  13. Olá, Rosana!

    Tudo bom?

    Eu já ouvi falar em chá de sálvia e alecrim para cabelos grisalhos. Deixar em infusão e usar em todas as lavagens. Devolve a cor natural dos cabelos. Não sei quantas vezes por semana...

    Testa aí! Comece a sua pesquisa... depois conta para nós! rs

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Aline,

    Peço desculpas pela demora em responder...
    Eu já fiz essa receita, mas não obtive muito sucesso. De qualquer forma, agradeço pela resposta.

    Gostaria de sugerir a criação de uma newsletter, assim os leitores receberão os novos posts automaticamente no e-mail.

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rosana!

      Agradeço a atenção! Muito carinhoso da sua parte, compartilhar conosco a experiência. Mesmo que não tenha dado certo. Crescemos todos juntos! Aprendemos que não somos padronizados. O que funciona bem para um, pode não funcionar tão bem para o outro. E por aí seguimos na busca por autoconhecimento.

      Agradeço também a sugestão da newsletter. Nem sei como se faz isso. rs Mas, posso te garantir que já há um recurso neste blog que funciona desse jeitinho assim.

      Chama-se SEGUIDORES e fica bem no canto direito da página (em cima dele está escrito, Vem logo!!!). Tem um monte de quadradinho com várias pessoas inscritas. Ali, quem se cadastra, recebe as postagens.

      Também tem um outro recurso! está logo abaixo deste SEGUIDORES, que te falei. O título é ACOMPANHE ESTE BLOG com uma caixinha escrito: cadastre o seu email. (por aí você recebe as postagens direto no seu email).

      Bom, espero que colaborado para deixar você ligadinha nas Panelas de Capim! rs

      Um beijo querida!

      Excluir
  15. Amoooo o seu blog e te admiro demaissss!!!! esse mundo precisa demais de gente como vc! luz pura!!! ameiii ver meu nome no desodorante! ah, falando nisso parei com o bicarbonato + óleo de coco, acabou me machucando depois, mas tem gente que não tem essa sensibilidade, bom, aí no lugar disso estou usando leite de magnésia como desodorante agora! fica a dica! ai e não canso de agradecer o mega perfeito xampu de argila, é maravilhosooooo!!!! e o limão tbm!aprendi e aprendo muitooo com vc!
    Beijos enormes! e tudo de bom! Liliane.

    ResponderExcluir

Olá!

Escreva aqui o seu comentário sobre a postagem.

Alimentação Viva: um outro estilo de viver

Afinal, o que é Alimentação Viva para você?  Para nós, não se trata de um hábito alimentar, muito menos de uma dieta. A Alimentação...

Jovens postagens

.

O conteúdo deste blog é ofertado aos leitores que desejam aprimorar-se nas práticas da Alimentação Viva e inspirar-se no estilo de vida ecológico.

Agradeço de profundo coração os compartilhamentos que CO-LABORAM para divulgar este trabalho, citando as respectivas fontes e autoria!

Aqui mora um pequeno resumo dos muitos anos dedicados à pesquisa, onde uso o meu próprio corpo como experimento.

Peço gentilmente que não utilizem as nossas publicações para fins comerciais. Só porque não vale à pena promover-se financeiramente às custas do esforço e criatividade alheios.

A Vida vem da Vida!

Com carinho,

Aline Chaves
A moça que planta nas panelas

Licença Creative Commons
Panelas de Capim de Aline Almeida Chaves está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://panelasdecapim.blogspot.com.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que tem dentro das Panelas de Capim?