30 de out. de 2013

Brotando no ar dentro da terra: Feijão Moyashi

Parece mágica! E deve ser mesmo... rs

Lindos Feijões Moysahi!

Imagine que você fará um buraco no quintal. Depois, cobrirá o fundo do buraco com um tecido limpo e por cima colocará, cuidadosamente, feijão moyashi (que já passou pelo início do processo de germinação no ar... clique aqui para saber como).

brotos de Feijão moyashi como fazer

Cubra as sementes com um outro tecido. 


Depois, coloque folhas secas por cima e deixe os feijões germinados quietinhos lá dentro do buraco... 

Pode irrigar com pouca água no terceiro ou quarto dia (tem que ser pouca água, senão pode fungar).


Depois de 7 dias, o moyashi se transforma em brotos no ar dentro da terra!



Olha que luxo!
brotos de feijão moyashi

ATENÇÃO:

O tamanho ideal é brotado no ar... sem as duas folhas verdes e antes da semente começar a ficar com a potinha rôxa... pois, nesse momento ele começa a ficar tóxico. Prestem atenção! Quando os brotos perdem a vitalidade... mudam o cheiro, a coloração fica amarelada, consistência pegajosa... Não coma!

Se aparecerem fungos, não coma. Não deu certo.

Caso isso ocorra, lembre-se de esterilizar os tecidos que você utilizou para fazer a brotação do feijão dentro do buraco, senão eles comprometerão as próximas tentativas desta germinação tão interessante.


NÃO TENTEM FAZER COM OUTROS TIPOS DE FEIJÕES, pois são TÓXICOS. O único feijão que comemos em forma de brotos no ar é o Moyashi.

2 comentários :

  1. Oi!
    Gostei muito do blog, dá ótimas dicas para quem quer se tornar um pouquinho mais um pedacinho da natureza!
    Tenho muita vontade de aprender um pouco mais sobre todas as dicas que vocês passam pelo blog, não tinha problema enquanto eu morava com meus pais, que é uma casa ampla.. Mas agora que vou me mudar para apartamento não tenho como fazer essa prática de germinação... Teria algum outro modo de fazer sementes germinadas em pequenos espaços como apartamentos?

    Obrigado e sucesso!

    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacqueline!

      Há diversos tipos de germinação de sementes... Este aqui do feijão moyashi é apenas 1 deles...

      Te indico essa postagem: guia para germinação de sementes comestíveis

      http://panelasdecapim.blogspot.com.br/2013/04/vamos-germinar.html

      Normalmente, o processo de germinação de sementes no ar é o mais simples: você só precisa de vidro, filá, elástico, e a pia da sua cozinha... mais NADA!

      Germinação é ritmo, você precisa de espaço na sua vida para se permitir fazer isso todos os dias... assim como quem escova os dentes e penteia os cabelos!

      Basta reservar 2 minutos da sua manhã e 2 minutos do seu fim de tarde

      Um beijo e sucesso na Muda-DANÇA

      Excluir

Olá!

Escreva aqui o seu comentário sobre a postagem.

Alimentação Viva: um outro estilo de viver

Afinal, o que é Alimentação Viva para você?  Para nós, não se trata de um hábito alimentar, muito menos de uma dieta. A Alimentação...

Jovens postagens

.

Desde maio de 2017, não publico mais no Blog Panelas de Capim! Criei um novo espaço virtual para compartilhar minhas melhores inspirações...

Deixo aqui este blog como espaço de memória e referência. Aqui mora um pequeno resumo dos muitos anos dedicados à pesquisa, onde usei (aliás, ainda uso) o meu próprio corpo como experimento.


O conteúdo deste blog é, portanto, ofertado a todos aqueles que desejam aprimorar-se nas práticas da Alimentação Viva e inspirar-se no estilo de vida ecológico.

Peço gentilmente que não utilizem as nossas publicações para fins comerciais. Só porque não vale à pena promover-se financeiramente às custas do esforço e criatividade alheios.

A Vida vem da Vida!

Com carinho,

Aline Chaves
A moça que planta nas panelas

Licença Creative Commons
Panelas de Capim de Aline Almeida Chaves está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://panelasdecapim.blogspot.com.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que tem dentro das Panelas de Capim?